top of page

Reflexos da Felicidade em nossa saúde

Aprendo muitas coisas por curiosidade e a definição de saúde chamou minha atenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entende-se por saúde um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.


Nos dias atuais é muito provável que nosso bem-estar esteja ameaçado pelo isolamento social, pela incerteza do momento presente ou pelos tipos de pensamentos que vão se formando frente ao desconhecido futuro.


Se por um lado temos essa ameaça, por outro a ciência nos dá uma certeza, pois já comprovou que pessoas felizes possuem maior imunidade. Estudos do Professor Dr. Martin Seligman na área da Psicologia Positiva, revelam que pessoas felizes cuidam mais de si, dormem melhor, tem mais relacionamento social, produzem células brancas que ajudam no combate a infecções entre outros benefícios.


A pesquisadora Sonja Lyubomirski constatou que a felicidade depende 50% da genética, 40% das escolhas e 10% das circunstâncias/ do ambiente. Sabendo disso, a dica é você trabalhar nos 40% escolhendo ser feliz para ter mais saúde, física e mental.


E o que mais você pode fazer para ser feliz atualmente? É uma pergunta difícil porque a felicidade para cada pessoa pode ter um significado diferente. Mas se você sente que tem uma força pessoal e a usa com sentido, se obtém um resultado para si ou para alguém e isso te motiva, já é uma forma de agir e provocar felicidade. Afinal a felicidade se encontra no momento presente e é estimulada por aquilo que nos faz bem.


As Forças pessoais são objeto de estudo da Psicologia Positiva, que descobriu que todos nós temos 24 forças, chamadas forças de caráter. Se você já conhece a sua, investigue-a um pouco mais neste momento de crise e tire proveito do melhor que há em você. Se você não conhece, fica o convite para que realize o teste VIA neste link e descubra suas qualidades naturais.


Desejo que você aproveite sua força, faça boas escolhas e siga seu caminho com paz, amor, sabedoria e muita saúde.


 

Sirlei Weber

Especialista em Comunicação, Educação Transformadora e formada em Psicologia Positiva pela Wiegrow e pela Universidade da Pensilvânia

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page