top of page

DICAS para entrar em um círculo virtuoso em 2022

Atualizado: 14 de dez. de 2021

2022 ESTÁ CHEGANDO AÍ e eu resolvi me antecipar para não só te desejar um feliz natal e um feliz ano novo, mas também para falar com você com mais calma.

Estamos terminando mais um ano desafiador e cheio de aprendizados. Mas algo mágico acontece no fim do ano que pode ser o gatilho para que as coisas melhorem ou pelo menos estabilizem. Algo que sempre ouvimos falar nesta época do ano e que às vezes não damos muita bola: TEMPO DE RENOVAR AS ESPERANÇAS.

Todas as vezes que um ciclo se fecha, existe a esperança de tempos melhores. Mas entrando o ano, passando alguns dias (ou para alguns, passando o carnaval), voltamos ao nosso automático e somos quase engolidos pela rotina que escolhemos viver.

E entramos no círculo vicioso dos nossos dias, do nosso próximo ano, da nossa vida.

Há quanto tempo você está planejando aquela mudança e passam 1, 2, 3, às vezes 10 anos sem que você consiga realizá-la?

Tenho que te falar que passei anos no círculo vicioso da vida. E a angústia de não conseguir realizar é bastante dolorida. Temos a sensação de que somos incapazes, às vezes até inúteis. Sabemos o que precisamos fazer mas mesmo assim não conseguimos mover uma palha para que as coisas aconteçam. Ficamos anestesiados.

Medo? Desesperança? Falta de confiança em si?

É um pouco de tudo e um pouco de outras coisas também. Nosso cérebro é programado para economizar energia. Tudo o que sai da nossa rotina, tudo aquilo que é diferente, desconhecido e que sai do nosso controle é considerado uma ameaça. Então ele (o cérebro), fará de tudo para que você volte ao lugar seguro, ao conhecido, a sua zona de conforto.

E O QUE FAZER COM ISSO? SENTAR E CHORAR?

Olha, é um caminho, às vezes precisamos sentar e chorar. Desde que depois que você colocar a emoção para fora você faça algum movimento.

Bem, eu poderia escrever um livro agora. São tantos caminhos que você pode seguir, tantas dicas que eu posso dar a você, mas estou ciente de que talvez você me ache uma louca de escrever tanto assim, perca o interesse, se descadastre e nunca mais queira ouvir falar de mim. Então, tentarei ser breve dentro do que considero breve para o assunto em pauta.

Vou te contar aqui alguns caminhos para que 2022 seja leve pra você e para que você possa começar o ano com o pé direito e em um CÍRCULO VIRTUOSO:

  1. O que passou passou: trabalhe a RESILIÊNCIA.

Esta frase é tão batida mas tão importante que já virou letra de música. Sei que não é fácil, que às vezes você olha para trás com culpa, mágoa, arrependimento, vergonha...que gostaria de ter feito as coisas de uma forma diferente ou que gostaria que as coisas tivessem acontecido mais rápido. Mas gosto de pensar que se as coisas não ocorreram como eu gostaria, ou é porque eu precisava aprender algo com a situação, ou é porque eu não estava pronta ainda. Esta é uma forma de trabalhar a resiliência.Você tinha as ferramentas que você conhecia para lidar com a situação. De que adianta você se prender a algo que não tem mais volta? Que já foi, que já passou do prazo de validade? Chico Xavier tem uma frase linda que eu gosto muito: "você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas você pode começar agora e fazer um novo fim."(uma observação aqui: bebo de várias fontes que fazem sentido para mim. Tanto a ciência, como a espiritualidade. Nenhuma tem explicação para tudo, por isso junto as duas). 2. FAÇA ESCOLHAS MELHORES e escreva no papel! Somos fruto de nossas escolhas e elas representam 40% da nossa capacidade de ser feliz. Quando você olha para a sua vida, no fundo você sabe o que poderia fazer diferente. Comece por aí. Divida a sua vida em áreas e pense qual escolha você pode fazer em cada uma destas áreas para melhorar em pelo menos 3%? Não é muita coisa. E para colocar movimento nesta escolha, coloque em um papel para selar este compromisso. Quando não colocamos no papel, guardamos na cabeça. E isso gera uma aceleração mental gigante, que gera ansiedade, que gera frustração e por aí vai. Organizar no papel é uma forma de organizar na cabeça e na sua vida. 3. INVESTIGUE AS SUAS ESCOLHAS

Você escolheu por impulso ou porque realmente acredita ser uma escolha melhor para você? Vou te dar duas dicas em uma só agora. Um COMBO! As escolhas devem ter um significado muito grande para você conseguir tirar do papel. Se não fizer sentido pra você, abandonar a escolha é muito fácil. Encontre um sentido para cada uma delas. Para te facilitar, pense assim: o que me move ao escolher isso? Qual a importância desta escolha para mim?


A segunda coisa que você precisa fazer é saber se esta escolha é realmente sua ou se você viu outra pessoa fazer e achou "legalzinho". Não seja Maria vai com as outras, faça o que tem a ver com você. Encontrar coerência entre seus pensamentos, escolhas, comportamentos, sentimentos, estilo de vida, é um passo para a liberdade, para uma vida autêntica e feliz. A pergunta aqui é simples: esta escolha está coerente com o que eu sou? Se sim, manda ver. Se não, descarte logo, pois a energia que você irá colocar será um desgaste para o seu corpo e para a sua mente. 4.INCLUA-SE NA SUA AGENDA O ano começando, você fazendo a sua agenda, quando percebe, lotou a agenda de compromissos e esqueceu de se incluir nela. Resultado: mais um ano no automático, priorizando coisas que nem sempre te fazem bem. Eu sei que você precisa de dinheiro, pagar as suas contas, etc, etc. Mas você sabia que ao se priorizar você tem mais tempo para as outras coisas? Verdade. Cérebro relaxado, corpo e mente em sintonia, criatividade e produtividade em alta. E quando eu falo em incluir-se na sua agenda, falo em você fazer ESCOLHAS (opa, olha elas aí novamente) que te façam bem. Faça mais do que te faz bem. Priorize-se. Não se deixe de lado. Quantas coisas você gostava de fazer e deixou de lado para viver a insana rotina do dia a dia? Quantas coisas que você se interessa em fazer e não faz porque está sendo engolida (ou engolido) por esta mesma rotina? Isso não é vida, concorda? Então, no primeiro dia do ano ou no dia 30 (melhor ainda), inclua você na sua agenda, nas suas metas e nas suas escolhas. 5. FOQUE NO QUE FUNCIONA EM VOCÊ Somos ensinados o tempo todo a olhar nossos defeitos, os defeitos dos outros e o que não está bom. E temos muito mais coisas que funcionam em nós e nas nossas vidas, do que coisas que não funcionam. Aí eu te convido a conhecer as forças de caráter, que são forças que todos nós temos e que fazem com que façamos as coisas bem feitas. Vou falar bastante delas por aqui.


Se quiser conhecê-las ainda melhor, tem um curso básico de Forças de Caráter disponível pra você por um valor bem atrativo: Forças de Caráter Essencial. Vá lá e confira. Acesse o link para iniciar o curso: Forças de Caráter Essencial. Em segundo lugar, agradeça. A prática da gratidão já é comprovada pela ciência que altera a nossa visão de mundo, diminui sintomas de depressão e ansiedade, traz mais otimismo, ajuda no alcance de metas e a tornar uma vida mais leve. Comece o ano fazendo um diário da gratidão e aprenda a olhar e agradecer para as simples coisas da vida. Shawn Achor, cientista que escreveu o best seller "O Jeito Harvard de Ser Feliz", diz que a forma como enxergamos o mundo faz toda diferença em nossos resultados. E é isso que vai nos levar à Felicidade.

 

Eu poderia encher esta lista com mais algumas dezenas de práticas, mas quero que você conheça primeiro estas. Tenho certeza que isso irá te ajudar. Me ajudou, me ajuda e ajuda meus clientes. Eu desejo do fundo do meu coração que 2022 seja um ano incrível pra você. Que você entre no círculo virtuoso da vida e que possa realizar muitas coisas. Lembre que você é capaz disso e sempre foi. Só não era o momento ainda. Nos vemos por aqui! Boas Festas!


Cintia Suplicy

Psicóloga, especialista em Psicologia Positiva

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page