top of page

Existe mesmo um propósito?



Quando comecei a minha trajetória profissional, tive muita dificuldade em me fixar em alguma atividade. Minha primeira formação foi Publicidade e Propaganda. Comecei fazendo um estágio não remunerado no escritório de advocacia de meu pai, organizando os livros da biblioteca. Depois fiz uma série de estágios em agências de propaganda e escritórios de design, não remunerados também. Então encontrei um trabalho legal, que poderia fazer durante a faculdade, como produtora de vídeo. Depois vieram outros trabalhos, como coordenadora de eventos, na hotelaria, assistente de marketing, assistente de redação, trabalhei como autônoma, como empresária (tive dois negócios) e depois fui morar em Portugal com meu marido na época, e decidi que quando retornasse ao Brasil, ia cursar psicologia. E comecei novamente: estágios não remunerados, clínica, empresas, empresária, até conhecer o coaching, quando comecei a atuar na área. E depois, a Psicologia Positiva.Chegou um momento em que eu olhei para trás e não vi sentido algum em tudo aquilo que eu tinha feito. O presente estava acontecendo, mas não tinha planos para o futuro. Eu era uma "sem objetivo". Não sabia para onde estava indo, apenas "deixava a vida me levar". Quando eu sentia que ia chegar em algum lugar, logo desviava da rota.

Faltava mais do que foco ou objetivos. Faltava um propósito.

Descobri-me uma Multipotencial, uma pessoa que tem vários talentos para dar ao mundo. Descobri que não preciso ser como todo mundo, que a vida de cada um pertence a cada um, que não existem fórmulas mágicas e que fazer algo que tenha sentido pra mim fez com que meus objetivos ficassem mais claros.

Significado é uma das bases da Psicologia Positiva para uma vida feliz e satisfatória. Precisamos encontrar sentido naquilo que fazemos, caso contrário, a vida irá nos levar para onde o vento soprar e entraremos facilmente nos planos dos outros.

Nunca havia sentido um significado tão forte assim no que estava fazendo até 4 anos atrás. E o que me fez seguir buscando este significado foi justamente os benefícios que ele me trouxe: paz, tranquilidade, aumento do bem-estar e entusiasmo. Passei anos sabendo da importância de encontrar um propósito de vida, lia muitos artigos sobre isso, mas para mim, parecia impossível encontrar. Na verdade, é difícil encontrar um propósito apenas procurando, pois ele está no sentir. No sentir a vida mais leve, no acordar motivado para trabalhar ou para o que vier, no movimento das coisas e na importância que elas têm para nós.

A importância está conectada a nossos valores, que são como nossa bússola interna, que nos direciona ao melhor caminho. A busca pelo significado, pelo propósito, inicia na certeza de nossos valores e termina com a descoberta do que vamos entregar ao mundo.

Para ter uma vida com Significado, precisamos prestar atenção ao que sentimos. O olhar tem que estar voltado para nós, não para o externo ou para o que os outros sentem ou pensam de nós.

Muitos dos nossos desvios de rota se dão pela insegurança que sentimos e pelas crenças que construímos. Quebrar estas crenças e dar um passo de cada vez, mesmo que não tenhamos clareza de onde vamos chegar, mas apreciando a beleza do caminho e nos permitindo sentir, intuitivamente, como percebemos os desafios da vida, facilitam o surgimento de uma vida com significado.

Como diz Victor Frankl, "se você quer encontrar um propósito, deve deixar acontecer, e não preocupar-se com ele"

Portanto, tenha paciência, respeite, sinta os susurros da sua voz interior e siga, mesmo que no início não pareça ter sentido pra você.

Até a próxima!

Cintia Suplicy

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page