top of page

Como a criatividade pode reduzir o stress



Fonte: Entrepreneur

Em artigo recente, Deepak Chopra e Kabir Sehgal citam várias pesquisas que mostram a eficácia da criatividade no combate ao stress.

Num estudo recente, por exemplo, quase 40 pessoas receberam papel e canetinhas para criarem o que elas quisessem por um período de 45 minutos.

Os cientistas descobriram que, independente da experiência, quase 75% das pessoas apresentou uma redução dos níveis de cortisol, hormônio que o corpo libera em situações de stress.

Todos nós somos criativos e podemos expressar nossa criatividade em qualquer área de nossas vidas, seja na arte ou não.

A estimulação da criatividade nos faz colocar o foco no presente, e à medida que nos engajamos na atividade, nos distraímos cada vez mais de eventos que despertam ansiedade e stress.

Quando estamos criando, envolvemos nossa imaginação, que utiliza nossa mente de forma construtiva e produtiva. Focando intensamente em uma atividade criativa, podemos alcançar o estado de "flow", termo criado por Mihaly Csikszentmihalyi, que explica um estado onde estamos completamente conscientes no aqui e no agora, engajados e apresentando uma performance elevada.

Em outras palavras, quando atingimos o estado de flow, não nos preocupamos com o que acontece ao nosso redor. De acordo com Steven Kotler, durante períodos de flow nosso cérebro se

creta uma dose saudável de dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer, o que nos traz emoções muito positivas.

O fato de experenciarmos emoções positivas através da criatividade talvez se explique pela liberdade que experimentamos de manifestar um mundo que queremos ver.

Um outro estudo, realizado com mais de 1000 homens durante 20 anos, comprovou que aqueles que usavam a criatividade em seu dia a dia, viveram mais que os outros.

O conselho que fica é que quando você estiver se sentindo triste, ansioso, estressado, angustiado, mantenha-se ocupado em um estado criativo. Desta forma, estará criando espaço para que as emoções positivas predominem.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page